segunda-feira, novembro 06, 2006

UVV: Primeira universidade particular do Espírito Santo

Depois de superar inúmeras dificuldades e barreiras, o Centro Universitário Vila Velha está a uma assinatura de se tornar universidade. Em entrevista para o Notícias da Rede, o presidente da SEDES/UVV-ES, José Luiz Dantas, fala um pouco deste processo de transformação pelo qual a UVV está passando e da alegria de mais uma vitória alcançada.
1) Quais as exigências do MEC para a transformação em universidade? Desde quando a UVV está neste processo?

São inúmeras exigências. Regimento totalmente reformulado, moderno e complexo, com novos e consistentes instrumentos de avaliação para a relação ensino/aprendizagem, um novo estatuto, novos PDI e PPI, relatórios internos e externos de avaliação, dados da CPA, do Enade, relatórios da saúde financeira e patrimonial, de evolução acadêmica, do corpo docente (titulação e regime de trabalho), do corpo técnico administrativo (políticas de capacitação e de cargos e salários), das políticas pedagógicas, da excelência no ensino, das competências e das ações de responsabilidade social, das pesquisas cientificas, dos programas de extensão e de pós-graduação, da prática da cidadania, do fomento ao empreendedorismo, dos laboratórios e tecnologias disponibilizadas aos alunos, da infra-estrutura física e de outras importantes dimensões complementares.

2) Como foi esta avaliação final do MEC na qual a UVV recebeu parecer favorável para a mudança? Qual a previsão para a publicação da homologação do MEC?

Foi a mais complexa e completa de todas que já havíamos sido submetidos. Foi profunda, detalhada, enriquecedora e de grande importância para o nosso planejamento estratégico. Fomos avaliados principalmente, pelo conjunto de ações que desenvolvemos em todas as áreas do conhecimento ao longo de nossa trajetória, com a observância dos elos de ligação, dos links de integração dos diversos programas de ensino ofertado, em todas as modalidades de graduação, tecnologia e formação específica, com os inúmeros projetos de extensão alicerçados pelas pesquisas cientificas, pelos temas debatidos nos títulos de especialização, organizados como memória bibliográfica e produzido pelas inúmeras teses, trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações construídas ao longo dos últimos cinco anos e que agora, se complementarão com a oferta dos programas de mestrado que serão implantados a partir de 2007. A expectativa é que a UNIVERSIDADE VILA VELHA seja homologada pelo CNE, até o inicio do próximo semestre letivo.

3) O que muda na UVV a partir desta publicação?

Tudo. De imediato a valorização de nosso status acadêmico junto aos órgãos nacionais e internacionais de educação, ciência e tecnologia, o fomento aos grandes projetos de pesquisas através das mais diversas linhas de financiamento privado e de bolsas de estudos governamentais, dos convênios de cooperação técnica e cientifica com as grandes academias do mundo globalizado, das oportunidades que se abrem, para os profissionais docentes desta instituição prestarem todos os tipos de consultoria e de desenvolvimento de projetos junto aos inúmeros organismos públicos e privados, nacionais e internacionais com demanda e disposição orçamentária para o desenvolvimento destas parcerias. O diferencial que o nosso DIPLOMA UNIVERSITARIO passa a representar junto ao mercado produtivo ESTADUAL E NACIONAL é de grande relevância para a EMPREGABILIDADE de nossos formandos. E ainda, a efetivação de todas as políticas de expansão da OFERTA, da prestação de novos serviços, da implantação de melhorias nos equipamentos e espaços físicos do CAMPUS principal, do crescimento SUBSTANTIVO da infra-estrutura nos ATUAIS “CAMPI’s”, da construção de novos pavilhões em outros municípios e de demais ampliações previstas no nosso novo PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.

4) Como você se sente com em relação a mais esta conquista?

Feliz!!!!!!!!!!!!! Como toda a FAMILIA UVV. Alunos, usuários, professores, técnicos administrativos e pesquisadores que compõem a nossa comunidade acadêmica, bem como, os cidadãos que integram a sociedade CAPIXABA, perceberão a multiplicação dos benefícios que esta transformação em UNIVERSIDADE implementarão em nossos projetos pessoais e profissionais. Aproveito ainda, a oportunidade concedida pelo “Noticias da rede”, para registrar toda a nossa satisfação para com a competência demonstrada pelos profissionais evolvidos neste processo de mudança; para com a solidariedade disponibilizada em todos os setores desta IES, para com o desempenho excepcional dos mais diversos integrantes funcionais demandados ao logo desta REVOLUÇÃO ACADÊMICA, nestes quase 5 anos de preparação. Estou, como presidente da SEDES/UVV-ES, especialmente renovado e ainda mais motivado, pelo carinho, pela compreensão para com as possíveis imperfeições ocorridas na construção destas etapas de desenvolvimento institucional e principalmente pela confiança INCONDICIONALMENTE DEPOSITADA, pelos alunos da UVV, à nossa gestão junto a esta casa de educação superior.

5) Mais alguma informação que considera importante para a compreensão deste processo?

A principal, a certeza de que nada teríamos conseguido, sem a participação de todos vocês, importantes agentes desta conquista e especiais integrantes desta grande família. A UVV AGRADECE de coração aos SENHORES, que acreditaram, trabalharam e confiaram na consagração do nosso projeto UNIVERSIDADE, na construção desta nova era de oportunidades, desenvolvimento, crescimento e prosperidade.

OBRIGADO A TODOS, A UNIVERSIDADE VILA VELHA É UMA REALIZAÇÃO COLETIVA, É PARTE DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO E É TAMBÉM A PRIMEIRA E ÚNICA UNIVERSIDADE PARTICULAR DO ESPIRITO SANTO. José Luiz Dantas

Nenhum comentário: