segunda-feira, outubro 30, 2006

Rir é o melhor remédio

por Vanessa Pianca e Vitor Bermudes
No próximo dia 27, os Especialistas do Riso comemoram 11 anos de alegria, transformando o ambiente frio e hostil dos hospitais num verdadeiro picadeiro de circo. Para esses doutores palhacinhos a tristeza não tem vez e a felicidade, lugar garantido. A comemoração será regada de emoções com muita música, festa e comida. Todo o dinheiro será revertido para o projeto.

Especialistas do Riso é um grupo de voluntários que se vestem de palhaços para levar alegria para as crianças que precisam conviver com a rotina de uma internação. No lugar de remédios e injeções, levam até as crianças doses de alegria e estetoscópios de bom humor. Ao invés de uniforme branco, o figurino inclui nariz de palhaço, bolas de soprar e rosto pintado. Tudo muito colorido.

O Dr. Amendoin, aposentado Cláudio Luiz Alvez, lembra que já teve uma vez em que um internado recebeu alta, mas fez questão de esperar até a tarde para a chegada dos palhacinhos. “O sorriso dessas crianças são o nosso salário, e isso não tem dinheiro que pague”, abriu seu coração.

A ordem é dar risadas, gargalhadas e contagiar todo o hospital, seja pai, mãe, médicos ou enfermeiros. O riso é uma terapia, também conhecido como ‘choque libertador’. Em alguns segundos, o riso sacode o corpo dos pés à cabeça. Ele exercita e relaxa a maior parte dos músculos, incluindo o coração, as artérias e os pulmões.

Segundo pesquisas já realizadas na área e depoimentos dos próprios profissionais de saúde confirmam que a presença dos Especialistas do Riso nos quartos de hospitais contribui para melhorar o quadro clínico dos pacientes e garantir alta precoce, numa prova concreta do velho ditado que afirma que "rir é sempre o melhor remédio".

As experiências vividas por estes voluntários são inesquecíveis. O palhaço Dr. Resmo, vivido aposentado Sergio Bruzzi, conta comovido que já conseguiu através de suas visitas, fazer com que uma criança que se recusava a comer, se alimentar e pedir mais, e que essa vitória que o faz voltar toda semana aos hospitais. “Quando entramos no hospital o clima é pesado, quando saimos está mais leve”, conta.

Os ingressos custam R$ 30,00 e ainda estão à venda pelo telefone 3227-1688, de segunda a sábado, entre 14h e 18h. Quem quiser ajudar o projeto, mas não tem dinheiro para a festa, pode mandar brinquedos e roupas usadas, ou comprar uma camisa dos “Amigos dos Especialistas do Riso”, pelo mesmo telefone.

Nenhum comentário: